Caverna do Dragão: Todos os Episódios

Caverna do Dragão: Todos os Episódios

A série estreou no país em 1986, no programa Xou da Xuxa da Rede Globo. Na época, os RPG ainda não haviam sido publicados no país (algo que só ocorreria na década seguinte). A emissora exibiu por muito tempo apenas as duas primeiras temporadas; só em 1994 exibiu a terceira temporada, no programa TV Colosso, com nova dublagem. Após isso, foi reprisada em outros programas infantis da Globo, que nunca chegou a exibir a abertura da série. A série teve rápida passada pelo canal pago Fox Kids, sendo depois exibido no canal Gloob, empresa do Grupo Globo.

A Grow, primeira empresa a publicar Dungeons and Dragons no Brasil, em 1993,[12] lançou o jogo de tabuleiro À Procura do Dungeonmaster (Quest for the Dungeonmaster) publicando originalmente pela TSR Inc. em 1984. Curiosamente, foi usado o nome original do Mestre dos Magos (Dungeon Master).

Inicialmente, a série foi um projeto da Marvel Productions chamado Swords and Sorcery, porém, não foi aprovado pela NBC, com isso, a produtora resolveu assinar um contrato de licença com a TSR para utilizar a marca Dungeons & Dragons, o projeto foi reformulado por Dennis Marks e Mark Evanier, sendo lançado em setembro de 1983 na CBS.

A série mostra uma história de seis crianças americanas dos anos 1980 que tentam voltar a seu mundo após chegarem ao Reino de Dungeons & Dragons em um passeio de montanha russa. O desenho possui várias referências ao universo do jogo de role-playing game Dungeons & Dragons.

Apesar do enorme sucesso, especialmente no Brasil, a série foi cancelada. O criador Gary Gygax deu uma explicação para o cancelamento em entrevista exclusiva para a edição número 3 da revista Herói 2000 (novembro de 1999, Conrad Editora), escrita pelo jornalista brasileiro Pablo Miyazawa:


“Em 1985, a equipe responsável pelo desenho se reuniu com os executivos da temporada seguinte. Os seis jovens – mais velhos e mais experientes – seriam chamados de volta ao mundo da Caverna do Dragão pelo Mestre dos Magos. Foram concebidos três scripts do desenho, e eu até aprovei um deles. Mas algumas dificuldades surgiram. A D&D Corp. fechou e a CBS com a Marvel decidiram não continuar mais com o desenho. A nova série foi cancelada antes mesmo de ser produzida.”

A Saban Entertainment Inc. detinha os direitos da série quando, em 1996, uniu-se à Fox Children’s Productions, criando a Fox Kids Worldwide. Em 2001, o grupo foi absorvido pela The Walt Disney Company, renomeando-o “BVS Entertainment” e, consequentemente, adquirindo os direitos de Caverna do Dragão. Recentemente, a Mill Creek Entertainment comprou os direitos da série.

Deixe uma resposta